![]() |
https//galeria.colorir.com |
A LOGÍSTICA REVERSA COMO SOLUÇÃO PARA OS LIXÕES, LIXEIRAS EM TERRENOS, LIXO NOS RIOS E MARES.
13 MILHÕES DE DESEMPREGADOS: TAMBÉM CRIA EMPREGO E RENDA.
Todo consumidor também tem responsabilidade com o lixo que produz. Cada habitante produz aproximadamente 1 kg de lixo por dia.
Os fabricantes, vendedores também são responsáveis. Porém poucas empresas se preocupam com o destino das embalagens produzidas.
Existe toda uma logística para o produto chegar ao local da venda, no entanto, para a embalagem ser devolvida é uma tarefa muito difícil para o cidadão.
A reciclagem além de retirar o lixo dos mares, das ruas, dos rios, e matas, é uma atividade econômica lucrativa. As cooperativas de catadores geram empregos e colaboram para reciclar os materiais, impedindo que esses sejam enterrados.
Por causa da crise econômica que afeta o estado do RJ, muitos municípios pararam com os projetos de encerrar os seus lixões, enquanto outros estão optando pelo descarte incorreto, mesmo com aterros sanitários licenciados em suas regiões.
Febre amarela, dengue, chicungunha, e outras...Economia no saneamento, mais gastos na saúde!
RECICLAGEM X LOGÍSTICA REVERSA
Apesar da aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos-(PNRS) no Brasil, até hoje ainda não foi definitivamente implantada. Apenas 18% dos municípios possuem coleta seletiva de resíduos, os lixões a céu aberto não foram extintos e muitos aterros não tem disposição adequada.
De acordo com a prefeitura, o município do Rio de Janeiro produz 22 mil toneladas diárias de rejeitos. Deste montante, apenas 1,9% de todo o lixo produzido na cidade é destinado à reciclagem.
Associações de produtores,importadores,usuários e comerciantes organizados criaram a Coalizão Embalagens,e assinaram o Acordo Setorial de Embalagens em Geral.
O acordo tem como objetivo a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos: ampliar a coleta seletiva,a reciclagem, e impulsionar a capacidade produtiva das cooperativas.
A parceria indústria/comércio visa também aumentar e consolidar os Pontos de Entrega Voluntária (PEV). O sistema de logística reversa de embalagens implantado pela Coalizão registrou aumento de recuperação de materiais e redução de embalagens jogadas em aterros.
SE ESSE LIXO PUDESSE SER TROCADO NO SUPERMERCADO POR ALIMENTO E/OU OUTRO PRODUTO, COM CERTEZA NÃO ESTARIA AÍ.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO. RESPONDA SIM OU NÃO!
VOCÊ DEVOLVERIA SUAS EMBALAGENS PÓS-CONSUMO AO SUPERMERCADO PARA AJUDAR AO MEIO AMBIENTE E GANHAR DESCONTO?
![]() |
Unidade de Tratamento de Rio do Arroio Pavuna: contenção impede que avalanche de resíduos chegue a lagoas da Barra/RJ. Agência O Globo / Alexandre Cassiano |
![]() |
https//galeria.colorir.com |
![]() |
utraarquiteturad.blogspot.com |
Comentários
Postar um comentário