Pular para o conteúdo principal

REFERENDO - PLEBISCITO

cardapiopedagogico

São instrumentos de democracia direta.
Referendo – o congresso apresenta à população uma matéria pronta. O povo tem as opções de aceitar ou rejeitar a proposta.
Plebiscito – a população decide sobre uma matéria antes de ser elaborada pelo congresso nacional. São apresentadas algumas questões e opções de ideias que os legisladores oferecem, de acordo com a consulta a lei é aprovada ou não.
chargesguabira


A democracia no Brasil, ainda é limitada, pois o cidadão é obrigado à votar, porém não participa das votações sobre assuntos que afetam diretamente a vida dele. 
Pode-se citar por exemplo, a cassação de mandato de políticos condenados por corrupção, uso de agrotóxicos na lavoura, exploração de terras indígenas, energia limpa (eólica,solar) popular,grandes gastos com o dinheiro público em obras caríssimas, que não são prioritárias. Enquanto outras, construção de mais hospitais, creches, escolas profissionalizantes, etc ficam desprezadas.  

Assuntos que o povo deveria ser consultado.
materiaincognita


Tanto o referendo quanto o plebiscito são instrumentos que fazem parte da democracia, porém quase não são realizados. 

cardapiopedagógico

Os instrumentos democráticos estão previstos no art. 14 da Constituição Federal  e são realizados quando se trata de questões de relevância nacional.
A iniciativa popular também é um instrumento democrático: O cidadão interfere diretamente na produção da lei. Um grupo confecciona o texto de um projeto de lei para se tornar de fato lei. 
Neste caso, deve-se colher assinaturas no plano nacional de,  no mínimo 1% do número de eleitores para assim enviá-la à votação no Congresso; que pode aprovar ou não a lei. É mais uma forma de pressão da população.
A Lei da ficha Limpa só ocorreu por conta da campanha popular. Entretanto, o texto foi alterado pelos parlamentares para favorece-los. Um político corrupto CONDENADO fica SÓ 8 ANOS sem concorrer nas eleições. Absurdo! Deveria ser para sempre, pois isso incentiva os ladrões.
Referendo, plebiscito ou iniciativa popular são instrumentos democráticos que devem ser utilizados pelo povo para opinar, decidir leis que possam melhorar a qualidade de vida de todos. 
O referendo pode ser a opção mais adequada.



A MAIORIA DOS PARLAMENTARES NÃO ESTÃO MAIS REPRESENTANDO O ELEITOR E O PAÍS.
MENOS POLÍTICOS, MAIS REFERENDOS! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 
MNRP 05 DE JUNHO   Dia Mundial do Meio  Ambiente  Culturamix Hoje, também é o Dia Nacional da Reciclagem que é celebrado anualmente em 5 de junho. O objetivo da data é conscientizar as pessoas sobre a importância de coletar, separar e destinar os materiais recicláveis, como embalagens plásticas, vidros, papel, metal, peças eletrônicas, etc. Supermercados, poderiam receber de volta as embalagens. Eletrônicos,e outros inservíveis em  lojas.  Pode-se criar mais cooperativas, que criam empregos para executar a atividade. YouTube Incentivos para a população ajudar na devolução dos materiais com recebimento de descontos nas compras de produtos novos podem contribuir para impulsionar a reciclagem. Porém, é difícil reciclar, pois a pessoa separa o material, junta e depois não tem como e onde levá-lo. pinterest A reciclagem diminui a quantidade de lixo produzida e enterrada. Isso ajuda o meio ambiente a se regenerar e não se desgastar ra

REFORMA TRIBUTÁRIA SOLIDÁRIA

                O Brasil precisa de uma reforma tributária que diminua a desigualdade social... QUEM TEM MAIS, TEM QUE PAGAR MAIS E NÃO SER ISENTO... MAIS EQUILÍBRIO NA BALANÇA DOS IMPOSTOS = MENOS DESIGUALDADES... QUEM TEM MENOS,  PAGA MENOS... A reforma tributária apresentada pelo ministro da economia do governo Bolsonaro,o sr. Guedes, beneficia os ricos,banqueiros e ESPREME mais a classe média e baixa... Enquanto isso, as igrejas e a elite vão se beneficiando por isenções de impostos, perdão de multas e dívidas... REFORMA TRIBUTÁRIA SOLIDÁRIA,A MELHOR PROPOSTA DE REFORMA TRIBUTÁRIA...   Maria de Fátima B. Machado