![]() |
Alerj.rj.gov.br |
INEA - Responsável pela fiscalização ambiental no Estado RJ. Como permitiu que uma pilha de rejeitos de mineradora chegasse à 20 mts de altura?
![]() |
Amazônia.org.br |
Concessões, pagamento de multas à perder de vista,licenças vencidas,etc...
Já vimos esse filme antes.Mariana.
Enquanto isso, danos ao meio ambiente,moradores prejudicados,doentes,sem nada. Perderam tudo.
Alguns não tiveram a sorte de sobreviver...
MPF abre inquérito para apurar irregularidades e responsabilidades sobre montanha de escória em Volta Redonda, que ameaça desabar no rio que abastece 80% da Região Metropolitana do RJ, aproximadamente 12 milhões de pessoas.
A Associação Homens do Mar (Ahomar) denunciou na Alerj a forma irregular que a estocagem estaria sendo feita numa área de 274 mil metros quadrados no bairro Brasilândia, em Volta Redonda.
A pilha,subproduto da produção de aço (usado na indústria cimenteira), que está SEM contenção, alcançou 20 metros de altura e está a menos de 50 metros das margens do Rio Paraíba do Sul.
Se ocorrer deslizamento; rejeitos de areia e metais pesados,vão contaminar o leito do rio.
Além disso, o local do depósito é impróprio por estar próximo de uma região residencial. A poeira negra invade as casas, e muitos moradores já estão apresentando problemas respiratórios e alergias.
A escória é de responsabilidade da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN),porém a gestão do material está a cargo da multinacional Harsco Metals, contratada pela CSN.
A estocagem é feita numa Área de Preservação Permanente (APP), com conhecimento do Inea.
INEA, é o orgão responsável por fiscalizar o cumprimento da legislação ambiental no estado do RJ, porém a última licença de operação concedida à empresa Harsco Metals venceu em DEZEMBRO de 2010.
INEA, é o orgão responsável por fiscalizar o cumprimento da legislação ambiental no estado do RJ, porém a última licença de operação concedida à empresa Harsco Metals venceu em DEZEMBRO de 2010.
INEA INCOMPETÊNCIA OU CONVENIÊNCIA?
Foto:Alerj.rj.gov.br
A Comissão de Saneamento Ambiental da Alerj buscou explicações e ficou acordado que o Inea notificaria a CSN e a Harsco Metals para apresentar um plano de contingência.
![]() |
slade |
O Lepensante.blogspot.com está de olho!Vamos continuar acompanhando.
Comentários
Postar um comentário