Pular para o conteúdo principal

PROJETO DE LEI "MAIS VENENO NA AGRICULTURA"



O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo ,devido à isenção de impostos que esses venenos têm no País. 





De acordo com o idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor),o projeto em tramitação na Câmara dos Deputados representa graves retrocessos à saúde e ao meio ambiente, ao afrouxar a atual Lei de Agrotóxicos.

O texto gerou indignação em organizações de defesa do consumidor, saúde e do meio ambiente que, assinaram um manifesto contra a proposta.


A Comissão Especial da Câmara dos Deputados, criada para analisar o pacote do Veneno (PL 6299/02) de autoria do Ministro da Agricultura Blairo Maggi, se reuniu hoje.
 O relator apresentou um novo substitutivo, que altera pontos da proposta, PORÉM, continua favorável à aprovação do Pacote do Veneno.
O que mudou:
O termo “Agrotóxico” deixa de existir e passa a ser considerada a nomenclatura “pesticida”. 6=seis



Se alguma substância for aprovada em outro país, o governo brasileiro irá registrá-la temporariamente. MAIS?!

Atualmente existem 2.195 produtos registrados no Brasil, mas só 900 são comercializados. Os registros são de titularidade de 136 empresas diferentes.

meioambientenews.com.

O novo parecer mantém o Ministério da Agricultura como o responsável por registrar novos agrotóxicos no País, tirando da Anvisa e do IBAMA o poder de veto.

Com isso, o governo deixa de considerar os impactos à saúde e ao meio ambiente.

O que foi mantido:

Sem propaganda, sem receituário

Será permitida a venda de algumas substâncias sem receituário agronômico e de forma preventiva, favorecendo ainda mais o uso indiscriminado do veneno.

Relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Câncer, alerta sobre os riscos do excesso de pesticidas no campo. 
Abrasco.org.br


O Brasil despeja mais de um milhão de toneladas de agrotóxicos nas lavouras por ano. Aproximadamente, cinco quilos de veneno agrícola por pessoa.



Caso a proposta seja aprovada, a situação será agravada.
#ChegaDeAgrotóxicos,o Instituto faz parte da plataforma que tem como objetivo barrar o pacote e buscar apoio da população para a aprovação da Pnara (Política Nacional de Redução de Agrotóxicos). Até o momento, já foram coletadas mais de 100 mil assinaturas.

Participe,compartilhe

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 
MNRP 05 DE JUNHO   Dia Mundial do Meio  Ambiente  Culturamix Hoje, também é o Dia Nacional da Reciclagem que é celebrado anualmente em 5 de junho. O objetivo da data é conscientizar as pessoas sobre a importância de coletar, separar e destinar os materiais recicláveis, como embalagens plásticas, vidros, papel, metal, peças eletrônicas, etc. Supermercados, poderiam receber de volta as embalagens. Eletrônicos,e outros inservíveis em  lojas.  Pode-se criar mais cooperativas, que criam empregos para executar a atividade. YouTube Incentivos para a população ajudar na devolução dos materiais com recebimento de descontos nas compras de produtos novos podem contribuir para impulsionar a reciclagem. Porém, é difícil reciclar, pois a pessoa separa o material, junta e depois não tem como e onde levá-lo. pinterest A reciclagem diminui a quantidade de lixo produzida e enterrada. Isso ajuda o meio ambiente a se regenerar e não se desgastar ra

REFORMA TRIBUTÁRIA SOLIDÁRIA

                O Brasil precisa de uma reforma tributária que diminua a desigualdade social... QUEM TEM MAIS, TEM QUE PAGAR MAIS E NÃO SER ISENTO... MAIS EQUILÍBRIO NA BALANÇA DOS IMPOSTOS = MENOS DESIGUALDADES... QUEM TEM MENOS,  PAGA MENOS... A reforma tributária apresentada pelo ministro da economia do governo Bolsonaro,o sr. Guedes, beneficia os ricos,banqueiros e ESPREME mais a classe média e baixa... Enquanto isso, as igrejas e a elite vão se beneficiando por isenções de impostos, perdão de multas e dívidas... REFORMA TRIBUTÁRIA SOLIDÁRIA,A MELHOR PROPOSTA DE REFORMA TRIBUTÁRIA...   Maria de Fátima B. Machado